quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ensinar exige a convicção de que a  mudança é possível. (reflexão texto Paulo Freire)
 Talvez seja difícil perceber  como a educação, como um todo, é capaz de instalar mudanças seja elas, constantes, passageiras ou, até mesmo,  permanentes na vida de cada pessoa.Busca-se, quase que incansavelmente , pela plenitude do conhecimento nas mais diferentes formas  que conseguimos constituir o saber.Sabedoria essa   que pode nos proporcionar a predileção em  almejar o desconhecido ,tento em vista,  a busca por  novos ideais, opiniões  ou pela  adequação do conhecimento e por tornar efetiva uma mudança tanto na vida individual quanto na coletividade em si.
 Além disso, o ato de ensinar pode ser considerado a principal ferramenta na construção de novas maneiras de se  pensar, viabilizando um bem comum existente, no qual, são existentes  diferentes formas de interpretar uma situação hipotética, na qual, busca-se um melhor plano para solucionar um determinado problema, por exemplo.Tal aspecto nos possibilita criar novos parâmetros para solucionar ou efetivar uma mudança. Partimos da idéia que sempre irá existir uma “voz maior” que nos proporciona ensinamentos, porém, muitas vezes o ensinamento está dentro de nós  devido as nossas experiências no decorrer da nossa existência, ou seja, muito do que aprendemos no decorrer da vida é agregado a nossa bagagem intelectual e utilizamos como uma forma de instalar a mudança no que acreditamos que deva ser alterado. 


segunda-feira, 17 de março de 2014

Start

Foi dada a largada para este mundo relativamente novo e ao mesmo tempo "um velho" conhecido.Sempre tive uma espécie de paixão destemida(e desmedida) com relação ao âmbito que saúde, em especial a saúde coletiva si
   Saúde que é desenvolvida com um olhar amplo e, ao mesmo tempo aguçado as questões que estão inseridas ao meio social e a coletividade em si.No qual, acredito, que visamos a melhoria de um grupo de pessoas, uma comunidade, cidade , estado ou, até mesmo do País como um todo.
Espero que no decorrer do curso poder implementar a minha visão e meus conceitos a respeito de todo o processo que engloba a saúde coletiva e todos os seus aspectos.Para que em um dia por meio deste blog (e de outras tantas ferramentas) eu consiga e, outras pessoas também, visualizar toda a minha evolução como futura sanitarista em processo de formação.
   A foto a seguir ilustra meu primeiro contato com o curso, universidade , alguns colegas e poucos professores (que não estão presentes na foto), a mesma foi tirada no dia que realizamos nossa matrícula junto a Universidade.

domingo, 16 de março de 2014

Boas Vindas!


 Desejos a todos, colegas, professores e usuários virtuais, boas vindas ao meu blogfólio, ou seja, portfólio adequado a forma de blog virtual para os que desconhecem este termo.
 Criei o blog com intuito de ilustrar e/ou descrever minhas experiências vivenciadas durante o decorrer do curso de graduação em bacharelado em Saúde Coletiva situado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Aqui poderei relatar (ou tentar) minhas concepções, ideias e planos acerca da coletividade no âmbito da saúde em si, assim como, desconstruir paradigmas (individuais ou coletivos) existentes a respeito da saúde  coletiva(pública e afins) visualizado pelo olhar de uma aluna.Uma relação um quanto curiosa , porque enquanto alunos vivemos em uma espécie de metamorfose constante, implementamos nossos saberes e mudamos de opiniões quase que diariamente.
 Então, espero que gostem do blog (tentarei o fazer do melhor modo possível já que nunca tive um na vida),  espero, também que vocês, leitores, opinem e se identifiquem com meus relatos e vivências.

 Sejam Bem-Vindos  ao "Vivenciando a Coletividade"